Parlamentares do PSD participaram na tarde desta quarta-feira (6) de reunião com a Frente Parlamentar da Segurança Pública da Câmara. O colegiado recebeu o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública). O encontro serviu para detalhar o projeto de lei que está sendo chamado por Moro de lei anticrime, que ainda deve ser protocolado oficialmente na Câmara.
A proposta defendida por Moro traz medidas para assegurar o cumprimento da condenação após julgamento em 2ª instância e mudanças para elevar as penas em crimes cometidos com armas de fogo. O texto busca ainda aprimorar o confisco de produto do crime e permitir o uso do bem apreendido pelos órgãos de segurança.
“Já antecipo que irei apoiar qualquer projeto que combata a criminalidade. Tenho certeza que esta proposta, num primeiro momento, vai sanar muitas questões na área da segurança pública”, disse o deputado Sargento Fahur (PR).
O deputado Fábio Trad (MS) viu a reunião como oportunidade ímpar para debater o projeto. “A Câmara vai ter participação ativa neste projeto. Os avanços na área da segurança e no combate ao crime devem nortear nosso debate.”
Já Charles Fernandes (BA) disse que ainda espera estudos mais aprofundados principalmente com relação à proposta de flexibilizar a posse de armas. “Quero saber se existe convicção com relação a isso. É importante que haja questionamentos e que o ministro nos mostre, com estudos, a viabilidade de toda a proposta”, ressaltou.
O deputado Bertaiolli (SP) participou da apresentação do ministro Sergio Moro sobre o projeto de lei e disse que apoia as mudanças propostas no texto.
Renan Bortoletto