Deputados do PSD pedem envio de doações humanitárias para o Haiti

O deputado Marcelo Aguiar (PSD-SP) solicitou ao Ministério da Defesa o envio ao Haiti de material humanitário arrecadado em programa criado para ajudar o país a se recuperar do violento terremoto que atingiu sua capital, Porto Príncipe, em 2010.

A ação recebeu o apoio dos parlamentares do partido que, por meio de seu líder, Guilherme Campos (SP), pediram ao ministro Celso Amorim que as mais de 30 toneladas de alimentos, roupas, produtos de higiene pessoal e água, fossem transportados para o país caribenho.

Desde segunda-feira (7) representando a Câmara dos Deputados em território haitiano, Marcelo Aguiar afirmou que os donativos arrecadados serão distribuídos em creches e orfanatos locais.

O parlamentar paulista destacou que a medida busca complementar o excelente trabalho realizado pelas Forças Armadas brasileiras no Haiti, onde lidera missão da ONU para estabilizar, desenvolver e pacificar o país. Cerca de 1900 militares da Marinha, Exército e Aeronáutica atuam em território caribenho atualmente.

“Quem está no Brasil pode ter dificuldade de perceber a atual realidade do Haiti. Por isso é importante estar aqui e falar sobre o que o Brasil tem investido para ajudar na reconstrução do país caribenho”, afirmou Aguiar.

Autor da solicitação para o transporte do material, Guilherme Campos agradeceu o apoio do Ministério da Defesa nessa luta do partido.

“Fico muito grato com os esforços empreendidos para o envio do material aos irmãos do Haiti que tanto necessitam da nossa ajuda”, disse o parlamentar. Campos lembrou que o material já está embalado, aguardando apenas o transporte.

Ao todo, o programa SOS Haiti arrecadou mais de 20 toneladas de alimentos não perecíveis, 5000 litros de água, 10 toneladas de peças de roupa e produtos de higiene pessoal. A possibilidade do envio será discutida em reunião com Celso Amorim no dia 22 deste mês, em Brasília.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *