Deputados do PSD entregam Prêmio Zilda Arns ao Papa Francisco

Deputados da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa e o Papa Francisco – Foto: Vatican News

Uma comitiva da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados entregou, nesta quarta-feira (20), o Prêmio Zilda Arns 2023 ao Papa Francisco, no Vaticano. Os deputados pessedistas Castro Neto (PI) e Zé Haroldo Cathedral (RR), além da deputada licenciada e secretária da Mulher e Igualdade Racial do Paraná, Leandre Dal Ponte, participaram do ato de entrega.

O prêmio reconhece pessoas e instituições que contribuíram ativamente para a defesa dos direitos das pessoas idosas. A premiação é conferida anualmente pela Mesa Diretora da Câmara e consiste na entrega de um diploma de menção honrosa.

Velhice com dignidade

Os parlamentares apresentaram ao pontífice o trabalho que a comissão tem realizado no Brasil para proporcionar à população idosa uma velhice com dignidade, segurança, respeito e qualidade de vida.

Castro Neto, que é vice-presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Idosa, manifestou sua alegria por ter conhecido o Papa pessoalmente.

“Estou feliz e muito grato por ter sido o primeiro parlamentar piauiense que teve o privilégio de representar o Piauí em uma visita privada com o Papa Francisco. Ele deu uma bênção especial aos piauienses e ao trabalho pelos idosos do Piauí e do Brasil. Foi um momento único e emocionante, que irei levar comigo nesta missão tão nobre que temos em nossas vidas, de cuidar, honrar e proteger a pessoa idosa”, ressaltou.

Já o deputado Zé Haroldo Cathedral destacou a personalidade do pontífice: “Esse encontro particular com o Papa Francisco foi, simplesmente, um dos momentos mais emocionantes que eu já tive na minha vida. Discutimos várias questões do direito da pessoa idosa. Para quem já o acha um papa sensacional, ele é mesmo. É muito bem-humorado. Achamos que fôssemos passar com ele cinco ou dez minutos, mas a conversa durou 40 minutos. Ele mostrou preocupação com muitas questões do Brasil”, contou.

O prêmio

Criado em setembro de 2017, o prêmio homenageia a pediatra Zilda Arns. Nascida em Forquilhinha, Santa Catarina, em 1934, a médica se notabilizou pela atuação em causas humanitárias e sanitaristas.

Arns foi vítima do terremoto do Haiti ocorrido em janeiro de 2010. Ela estava no país em missão humanitária para implantação de uma Pastoral da Criança na nação caribenha.

Fundadora da Pastoral da Criança e integrante do Conselho Nacional de Saúde, Arns participou da criação da Pastoral da Pessoa Idosa em 2004.

Renata Tôrres, com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *