Júlio Cesar: repasses do FPM e FPE estão abaixo do real

O deputado federal Júlio César (PI) afirmou que os valores referentes ao primeiro decêndio deste ano do Fundo de Participação dos Estados (FPE) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), para o estado do Piauí, estão aquém do esperado. “Em torno de 2,5 bilhões para o Brasil e cerca de R$ 40 milhões a R$ 50 milhões para o Piauí”, calcula.

As informações levantadas pelo parlamentar foram encaminhadas à coordenadora-geral de Programação Financeira (CONFIN), Roberta Pereira, e aos demais técnicos do Tesouro Nacional na tarde da última terça-feira (13), durante reunião na sede do órgão, que é o caixa do governo federal.

O deputado alegou que no dia 9 de janeiro houve uma redução substancial da previsão inicial em relação a estados e municípios. “É preciso conferir esses valores, já que o modelo de relatório adotado pelo Tesouro impede uma verificação mais acurada”, disse.

“Fizemos vários questionamentos e ficaram de conferir as contas. Eles também mudaram o modelo do relatório, o que dificulta a identificação dessas transferências e do montante arrecadado e dividido. Ficaram de ver se houver alguma diferença e se comprometeram a pagar agora durante o repasse do segundo decêndio do FPM e do FPE”, explicou.

“Eu não tenho informações suficientes para acreditar que não houve erro. Mas eu pedi vários relatórios, e nós vamos avaliar e acompanhar o pagamento do dia 20. Espero que havendo algum erro, alguma omissão, ou algum recurso retido dessa transferência normal do primeiro decêndio, ela seja corrigida no pagamento posterior”, complementou.

Da Assessoria

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *