Cruvinel defende a exclusão do ano e da marca do veículo no CRV e no licenciamento

Deputado Heuler Cruvinel - PSD-GO (Foto: Heleno Rezende)

O deputado federal Heuler Cruvinel (PSD-GO) é autor de uma proposta, que tramita na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara, que propõe eliminar a exigência de inclusão do ano e da marca dos automóveis no Certificado de Registro de Veículo (CRV) e no licenciamento anual.

Cruvinel defende sua proposta justificando que essa informação perde o sentido diante da possibilidade do veículo ter, eventualmente, seu modelo alterado.  O deputado ressalta que o principal objetivo é coibir uma prática “corriqueira no mercado de automóveis” e que gera grande especulação nos preços de veículos novos.

“O consumidor nunca sabe ao certo quando o novo modelo será lançado e quando isso acontece no mesmo ano em que ele comprou o seu carro novo. A nova versão fabricada, no mesmo ano, acaba por desvalorizar o preço da versão antiga em quase 30%. Na verdade, esse projeto de lei visa evitar que essa prática continue. Precisamos defender os consumidores brasileiros para que eles não continuem sendo lesados na compra de veículos novos em todo o país. Queremos fazer com que a cada ano, tenhamos registrado somente o ano de fabricação do veículo para que, no final do ano, o consumidor não tenha esse deságio” enfatizou.

Segundo a proposta, depois de uma possível alteração, o que valerá para a identificação do veículo será apenas o código da marca, do modelo específico.

Após a Comissão de Defesa do Consumidor, o projeto de lei ainda passará pelas Comissões de Viação e Transportes e de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Da Redação

Ouça a matéria:

Audio clip: Adobe Flash Player (version 9 or above) is required to play this audio clip. Download the latest version here. You also need to have JavaScript enabled in your browser.

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *