CPI investiga envolvimento de políticos na exploração de menores

Deputada Liliam Sá (RJ) - Foto: Heleno Rezende

A relatora da CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, deputada Liliam Sá (RJ) afirmou nessa quarta-feira (22) que a comissão constatou, em suas investigações, o envolvimento de autoridades políticas na exploração de menores. Ainda segundo ela, o número de denúncias aumentou após a implantação do colegiado.

“Temos algumas denúncias de políticos envolvidos, e isso é sério. Já acionamos a Polícia Federal e vamos dar continuidade aos nossos trabalhos. Se há esse mercado bilionário é porque há clientes e temos que penalizar essas pessoas”, pontuou.

A afirmação foi feita durante ato público realizado para lembrar o Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

O coordenador do Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, Joacy Pinheiro, explicou que o agressor não deve ser punido apenas com o encarceramento, mas também com medidas socioeducativas.

“O autor de crime sexual precisa ser responsabilizado, mas sabemos que só a punição não é suficiente e nem eficaz. É necessária a criação de metodologias que garantam atendimento a esse agressor para evitar novas vítimas quando ele sair da prisão”, explicou.

Líliam Sá destacou que a falta de uma legislação específica para a internet facilita as negociações  realizadas pelos criminosos e cobrou mais rigor nas punições. “Tem um site, por exemplo, que oferece meninas de todas as etnias e biotipos. Estão fazendo comércio com a virgindade dessas meninas. Queremos leis mais duras para quem faz uso da exploração”.

O Disk-denúncia atende pelo número 100. O serviço é gratuito e sigiloso.

Carola Ribeiro

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_liliam_sa_cpi_investiga_envolvimento_de_politicos_na_exploracao_de_menores_22-05-2013.mp3]

[Baixar arquivo de áudio]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *