CPI das operadoras de celular ganha aliados

O deputado César Halum (TO) propôs a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das operadoras de telefonia celular durante reunião de bancada do partido, nesta semana. O parlamentar ressaltou a necessidade de esclarecimentos sobre a prestação de serviços oferecidos atualmente.

“O povo brasileiro está sendo extremamente explorado. Temos, hoje, no Brasil, quase 250 milhões de aparelhos celulares; é mais do que um por habitante. Destes, 83% são pré-pagos e possuem uma tarifa até quatro vezes maior que a dos pós-pagos. É o pobre subsidiando o rico”, explicou.

Halum lembrou que nos últimos anos as operadoras de telefonia celular foram campeãs de reclamações em todos os Procons do país. O parlamentar pessedista questionou, ainda, o funcionamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) quanto à regulação do setor.

Os argumentos foram compartilhados pelo deputado Roberto Santiago (SP), que apoia a criação de uma CPI.

“A Anatel está sucateada e não tem condições de cumprir as metas. Precisamos abrir essa caixa-preta e entender os mecanismos de cobrança e investimentos no setor”, defendeu Santiago.

Ao todo, serão necessárias 171 assinaturas. O parlamentar acredita que até a próxima semana terá o número necessário para dar entrada na proposta.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *