Capital da Meliponicultura; Darci de Matos quer dar título a município catarinense

Deputado Darci de Matos (SC). Foto: Cláudio Araújo

O Projeto de Lei 752/22 que confere o título de Capital Nacional da Meliponicultura ao munícipio de Santa Rosa de Lima, em Santa Catarina, foi aprovado na quarta-feira (19) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Capadr). O autor da proposição é o deputado Darci de Matos (SC), que defende a atividade na região como forma de repovoamento com enxames de espécies que não existiam mais.

“O início da atividade de criação racional de abelhas sem ferrão no município foi na década de 90. Hoje, Santa Rosa de Lima possui mais de 25 mil colônias matrizes, com 31 espécies criadas de forma racional, na grande maioria originárias aqui mesmo das Encostas da Serra Geral e se tornou renda principal de aproximadamente 100 famílias”, justifica o deputado.

Darci de Matos reforça os dados que o levaram a propor que a cidade ganhe o título de Capital Nacional da Meliponicultura. “Noventa e cinco por cento das propriedades rurais da região possuem colônias de abelhas sem ferrão. No perímetro urbano existem diversos criatórios incluindo um meliponário municipal na praça central com sete espécies. Na cidade existem projetos nas escolas municipais e na Unidade Básica de Saúde também, com o Farmácia Viva”. Darci disse que o reconhecimento pode gerar mais divulgação da atividade e dos produtos dela derivados, trazendo benefícios para os criadores da região.

Tramitação
O projeto segue para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Diane Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *