Comissão aprova programa de inserção de reservistas no mercado de trabalho proposto por Laura Carneiro

Deputada Laura Carneiro (RJ). Foto: Cláudio Araújo

A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 9956/18, da deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), que cria um programa de inserção de jovens egressos do serviço militar em empresas de segurança e na indústria de armamento bélico, chamado de Reservistas em Ação por Cidadania.

O texto estabelece a oferta de carteira assinada, treinamento e contrato especial por três anos, prorrogável. No caso das empresas de segurança, os reservistas devem representar entre 5% e 10% do quadro de pessoal.

“A disseminação do crime organizado no Brasil pode levar um jovem com treinamento militar, com baixa escolaridade e com necessidade de sobrevivência a sucumbir a seu assédio”, observa Laura Carneiro.

Trabalho para jovens
O relator, deputado Daniel Almeida (PCdoB-BA), recomendou a aprovação. Segundo ele, as políticas públicas de emprego devem priorizar a inserção dos jovens no mercado de trabalho.

“As pesquisas demonstram que a maior dificuldade de empregabilidade é a das pessoas na faixa etária entre os 17 e os 29 anos”, disse.

Ele apresentou três emendas ao texto. Uma delas reduziu a contratação obrigatória de reservistas prevista na proposta (de 15% a 25% para 5% a 10%). Almeida recomendou ainda a rejeição do projeto que tramita apensado (PL 1040/19).

Rejeição
O PL 9956/18 foi rejeitado anteriormente em duas comissões (Relações Exteriores e Desenvolvimento Econômico). Com isso, perdeu o caráter conclusivo. O projeto será analisado agora pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) e terá que passar pelo Plenário da Câmara.

Agência Câmara de Notícias

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *