Comissão aprova parecer favorável de Fahur à presença de guardas municipais nas escolas

Deputado Sargento Fahur (PR). Foto: Cláudio Araújo

‌Por recomendação do deputado Sargento Fahur (PSD-PR), a Comissão de Segurança Pública da Câmara aprovou projeto de lei pelo qual as guardas municipais poderão atuar na segurança ostensiva de unidades escolares (PL 1674/23).

‌O texto aprovado foi o substitutivo elaborado pelo relator Fahur. Ele unificou a proposta principal e um projeto apensado, da deputada Delegada Katarina (PSD-SE). Agora, o PL 1674/23 também agrava punição para crimes cometidos em contexto escolar.

‌“Nos últimos anos, registramos diversos ataques fatais”, disse Fahur, ao concordar com o projeto e lembrar dos frequentes ataques ocorridos recentemente. “Em decorrência dessa onda de violência nas escolas é crucial que as guardas municipais contribuam mediante ações preventivas na segurança escolar”, completou.

‌O substitutivo aprovado insere dispositivos no Estatuto Geral das Guardas Municipais para ampliar as competências dessas corporações. Adicionalmente, traz um conjunto de diretrizes para ações preventivas na segurança das escolas.

Pena maior
Além disso, o projeto de lei agrava as penas, de um terço até a metade, para os crimes de homicídio simples e de lesão corporal quando cometidos em contexto escolar.

‌A pena para homicídio simples prevista hoje no Código Penal é de reclusão, de 6 a 20 anos. No caso de lesão corporal, a pena é de detenção, de 3 meses a 1 ano.

Tramitação
O projeto ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário.

Com informações da Agência Câmara de Notícia

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *