CFT: presidente do BC é convidado a debater sobre o sistema financeiro

Deputado Júlio César (PI), presidente da CFT. Foto: Cláudio Araújo

Na primeira reunião deliberativa da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) realizada nesta quarta-feira (24), os deputados aprovaram o requerimento de autoria do presidente do colegiado, deputado Júlio César (PI). A proposição pede audiência pública com o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, para debater os lucros do sistema financeiro nacional.

Segundo dados apurados pelo parlamentar, em 2020, o setor alcançou lucro expressivo mesmo durante o período de pandemia. “Esse sistema financeiro é o mais rentável do mundo. Alcançou cifra superior a R$ 40 bilhões ao ano. Sem contar o lucro das tarifas e serviços dos bancos, que são as mais caras do mundo”, disse.

A novas regras após a independência do BC também serão analisadas na audiência pública. “Queremos apurar com o presidente do BC as regras que serão impostas ao sistema financeiro e o que pode diminuir no custo da operacionalização para beneficiar o povo brasileiro, principalmente os mais pobres. Além de outras ações que o presidente do BC vai implantar agora com a independência do seu banco”, destaca Júlio César.

Diane Lourenço

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *