Aprovada urgência a projeto que exige certidão criminal negativa para quem trabalha com crianças

Deputada Laura Carneiro (PSD-RJ) – Foto: Cláudio Araújo

A Câmara dos Deputados aprovou o regime de urgência ao projeto de lei que exige de profissionais que trabalham com crianças – como babás, professores e auxiliares de creches – a apresentação de certidão negativa de antecedentes criminais no momento da contratação (PL 8035/14). Agora, a proposta pode ser votada a qualquer momento pelo Plenário.

Antes, o texto foi analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde a relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), defendeu a matéria, que altera o altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A parlamentar observou que a medida protege as crianças.

“É inegável o mérito do projeto, que institui medida preventiva apta a desempenhar importante papel no atendimento dos interesses de crianças, reforçando o compromisso do Estado brasileiro com os princípios da proteção integral de crianças e adolescentes”, afirmou.

O PL 8035/14 foi uma das 11 propostas apresentadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que funcionou na Câmara dos Deputados entre 2012 e 2014. O objetivo é impedir que pessoas utilizem sua condição profissional para se aproximar de crianças com o objetivo de explorá-las sexualmente.

Renata Tôrres, com informações da Agência Câmara de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *