Câmara prevê votação da PEC que cria quatro novos TRF’s

Uma nova tentativa de votação da Proposta de Emenda Constitcional 544, que cria quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRF’s) no país, acontece nesta quarta-feira (13) na Câmara dos Deputados. A confirmação foi feita pelo líder do PSD, deputado Eduardo Sciarra (PR), logo após a reunião do Colégio de Líderes no início da tarde.

Antes, durante ato da Frente Parlamentar em Defesa pela Criação dos TRF’s, Sciarra havia se comprometido a defender a inclusão da matéria na pauta de votações, o que acabou acontecendo. “Este é um debate que não podemos mais adiar, já que é notória a necessidade de ampliarmos o sistema judiciário em nível recursal”, afirmou.

A PEC 544, de autoria do Senado, cria quatro novos tribunais no Paraná, Bahia, Amazonas e Minas Gerais. Hoje, existem no Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.

“Não podemos, em hipótese alguma, confundir essa reivindicação com aumento da máquina pública. Trata-se de uma medida urgente para desafogar os tribunais, dar agilidade aos recursos em segunda instância e, principalmente, assegurar o direito constitucional de todo cidadão de acesso à Justiça”, defendeu Sciarra.

O líder do PSD foi o relator da Comissão Especial que discutiu o assunto na Câmara dos Deputados em 2003. “Estamos completando uma década com este projeto parado, pronto para votação”, disse ele.

Em 2011, foi criada a Frente Parlamentar pela Criação dos TRF’s. Em novembro do ano passado, a PEC 544 foi incluída na pauta de votações mas, na última hora, foi retirada pelo então presidente da Câmara, deputado federal Marco Maia (PT-SP). A maior resistência vem do governo federal, sob alegação de aumento de custos.

De acordo com o coordenador da Frente Parlamentar, deputado Amauri Teixeira (PT-BA), a mobilização em torno da criação dos novos TRF’s possui âmbito nacional porque promoverá uma redivisão na distribução dos processos. “O Paraná foi o estado que mais se mobilizou em favor da PEC 544 mas parlamentares de quase todos os estados defendem hoje esta causa”, disse.

Segundo informações do próprio Judiciário, o custo dos tribunais é pequeno diante dos benefícios que eles vão gerar. O STJ admite que há um excesso de processos. O governo do Paraná já anunciou que, se aprovada a PEC 544, irá disponibilizar espaço físico para abrigar a nova sede do TRF em Curitiba.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *