O relatório da proposta (PLP 19/19), que trata da autonomia do Banco Central (BC), foi aprovado pelo plenário nesta quarta-feira (10). A medida dispõe sobre a autonomia técnica, operacional, administrativa e financeira do BC, dispõe sobre os mandatos dos dirigentes e desvincula a instituição de ministérios. Os parlamentares estão nesse momento analisando os destaques.
Ao orientar o voto da bancada, o deputado Otto Alencar Filho (BA) ressaltou os benefícios para a gestão pública. “O projeto está há muitos anos tramitando e privilegia a tecnicidade, que permite aos funcionários concursados do Banco Central possam ter autonomia de apoiar a presidência e a diretoria na tomada de decisões corretas para o bem da nossa economia e de todo Brasil”, declarou.
A atração de investidores internacionais e nacionais foi um dos pontos que levou o deputado Neucimar Fraga (ES) a subir à tribuna do plenário e defender a aprovação da medida. “Com essas regras claras, e sem interferência política, vai aumentar a segurança do mercado em investir no Brasil. Além de mostrar que o país está no rumo certo e receber novos investimentos”, discursou.
O deputado Joaquim Passarinho (PA) destacou a relevância do projeto para a economia do país. “Entendemos que é preciso votar projetos como estes para diminuir os impactos da pandemia e melhorar a economia do País.”
Diane Lourenço