Átila Lins enaltece figura de Bernardo Cabral

Da redação

Ex-ministro será homenageado no Rio

O deputado federal Átila Lins (PSD-AM), da tribuna da Câmara na tarde desta segunda-feira (26), anunciou que o ex-senador e ministro Bernardo Cabral será homenageado pela Academia Brasileira de Filosofia com o título de Doutor honoris causa, nesta terça-feira no Rio de Janeiro. Ele será saudado pelo acadêmico Ives Gandra Martins.

Segundo disse Átila Lins, “falar em Bernardo Cabral é falar de um grande brasileiro que saiu do Estado do Amazonas para servir ao Brasil”.

Bernardo Cabral formou-se em direito pela Universidade Federal do Amazonas. Em 1966, foi eleito deputado federal pelo extinto MDB, mas o seu mandato foi cassado em 1968 pelo Ato Intitucional nº 5.

Em 1987, foi eleito novamente deputado federal pelo PMDB-AM, legenda oriunda do MDB. Foi designado relator da Constituição de 1988.

Em março de 1990, Bernardo Cabral tornou-se ministro da Justiça do governo Fernando Collor de Mello, cargo que ocupou até outubro do mesmo ano. Em 1994, foi eleito senador pelo Amazonas.

“Bernardo Cabral”, comentou o deputado do PSD, “foi intransigente defensor do livre comércio e da iniciativa privada, com grande ênfase na defesa da Zona Franca de Manaus”.

O homenageado presidiu a Ordem dos Advogados do Brasil, no biênio 1981 e 1983. Antes de tornar-se um político com dimensão nacional, exerceu diversas funções públicas do Estado do Amazonas. Foi delegado de policia, promotor na comarca de Itacoatiara, chefe de policia do Estado, secretário da Justiça e chefe da Casa Civil.

“Desta tribuna, transmito meus cumprimentos a Bernardo Cabral, por mais um reconhecimento de sua vitoriosa trajetória pública e política de nosso país”, concluiu Átila Lins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *