Antonio Brito recebe secretária da Família na CSSF

A Comissão de Seguridade Social e Família, presidida pelo deputado Antonio Brito (BA), recebeu nesta quarta-feira (2) a secretária de Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Gandra. Ela veio lançar o Selo Amigo da Família e contar quais as ações programadas pela Secretaria para melhorar as relações entre as pessoas. “Minha família foi o esteio do amor e eu entendo o papel dela para a minha formação. Por isso, assumi esse cargo com a missão de focar na família para superar os desafios sociais”, disse Ângela.

Secretária Ângela Gandra e presidente da CSSF, Antônio Brito. Foto: Cláudio Araújo

Entre as metas da secretaria estão: promover a projeção social e econômica da família; promover equilíbrio família – trabalho; cultivar a solidariedade intergeracional familiar; e promover programas, ações e serviços referentes à família por meio de integração de políticas públicas nos estados e nas instituições.

Ângela falou do programa Reconecte que consiste em ações de promoção do uso inteligente da tecnologia, abordando aspectos sociais, educacionais e de saúde física e mental. “São vídeos de especialistas, cartilhas e cursos destinados a educadores e famílias, materiais publicitários e eventos. Como por exemplo o ‘Desafio Detox Digital Brasil’ que propõe atividades em família sem o uso de novas tecnologias”, explicou Ângela Gandra.

Já o programa Famílias Fortes será lançado nas cinco cidades mais violentas do País. “Queremos fortalecer os vínculos familiares através de aulas para pais e filhos que com isso poderão perceber seus desafios familiares. Essa proposta é baseada num programa americano bem-sucedido e combate a evasão escolar nas escolas, a diminuição do consumo de álcool e drogas”, informou a secretária.

O Selo Empresa Amiga da Família vai fomentar a adoção voluntária de práticas organizacionais familiarmente responsáveis pelas empresas brasileiras. “Não queremos impor nada. Queremos apenas que as empresas pensem se estão sendo justas com os funcionários. Queremos que ele pensem que as pessoas precisam estar felizes, que são pessoas que produzem, mas, voltam para suas casas todos os dias”.

A campanha Acolha a Vida vai atuar na conscientização e disseminação de informações para prevenção da automutilação e suicídio. Para isso, haverá site com materiais de conscientização sobre o tema, eventos públicos, cursos para famílias e educadores, líderes comunitários e religiosos, profissionais da saúde, segurança e assistência social. Foi veiculado um vídeo de lançamento da campanha, recém produzido, durante a reunião da comissão.

“Gostaria de deixar como registro a fala dos nossos deputados sobre a corrente positiva de prevenção ao suicídio, que é um problema que existe inclusive entre os profissionais de saúde. Eles precisam ser capacitados para lidar com a situação, porque podem passar pelo problema e devem também estar aptos a atender demandas dessa ordem”, finalizou o deputado Antonio Brito, agradecendo a presença da secretária na CSSF.

Manu Nunes

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *