Deputado Stefano discute segurança na 73ª Assembléia Geral da ONU

Deputado federal Stefano Aguiar (MG). Foto: Cláudio Basílio.

“Senhor Presidente, Senhoras e Senhores Deputados, aproveito esta oportunidade para fazer um breve registro. Na semana passada fui enviado em missão oficial para participar como observador parlamentar na 73ª Assembleia Geral das Nações Unidas, que aconteceu no período de 12 a 16 de novembro, na cidade de Nova York, Estados Unidos.

O evento deste ano teve a participação de 193 Estados-membros e cerca de quatrocentas reuniões paralelas aconteceram. Foi uma experiência realmente valiosa estar naquele importante acontecimento.

Para se ter ideia, a Assembleia Geral é um dos seis principais órgãos das Nações Unidas e o único em que todos os Estados-Membros têm representação igual, ou seja, para cada nação, um voto. O objetivo da edição deste ano é discutir e trabalhar em conjunto num vasto leque de questões internacionais abrangidas pela Carta das Nações Unidas, tais como desenvolvimento, paz e segurança, direito internacional, dentre outras.

A ideia de tornar a Organização das Nações Unidas – ONU uma entidade ainda mais relevante no cenário mundial foi um dos pontos altos da conferência, cuja responsabilidade partilhada para sociedades pacíficas, igualitárias e sustentáveis traduz o sentimento de unidade e comprometimento com o coletivo e os anseios globais.

Durante minha estada naquele grandioso encontro e devido a conversas que mantive com várias autoridades mundiais, percebi que o Brasil realmente alcançou um papel de destaque no mundo nos últimos dez anos. É, sem dúvida, um dos mais importantes dentro do bloco dos países emergentes e tem dado sinais positivos de força econômica e social, especialmente no quesito que evidencia o combate à desigualdade social.

Portanto, Senhor Presidente, agradeço a confiança do presidente desta Casa, Rodrigo Maia, por ter me indicado para representar a Câmara dos Deputados em um evento de repercussão gigantesca que contribui para reafirmar a figura pujante do Brasil.”

Deputado Federal Stefano Aguiar (MG)

Assuntos:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *