Brasil Maior: Câmara aprova dois destaques do PSD

Deputado Guilherme Campos - PSD/SP (Foto: Heleno Rezende)

O PSD ajudou a aprimorar a medida provisória 563, que faz parte do plano Brasil Maior, com a aprovação de dois destaques, na noite desta segunda-feira (16).

O primeiro, do líder do PSD, Guilherme Campos (SP), é para restringir os benefícios da chamada “Lei do Bem” aos computadores e notebooks fabricados no Brasil. Isso significa dar isenção de PIS/PASEP e Cofins apenas para os computadores produzidos no país, assim como já acontece com os tablets.

O destaque, que foi aprovado por unanimidade, possibilitará o aumento de empregos, aumento nos investimentos de pesquisas no país, a defesa do mercado brasileiro e o aumento do consumo de insumos nacionais, sem acarretar em diminuição de arrecadação.

“A Lei do Bem cumpriu um importante papel na redução do mercado cinza de computadores no Brasil. Entretanto, o benefício não se restringiu aos fabricantes instalados no Brasil, possibilitando a incidência do benefício aos produtos importados, numa concorrência desleal”, afirmou Guilherme Campos. “Esse destaque veio para corrigir isso”.

Entre outros pontos, a MP 563 também instituiu o Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica, com a finalidade de captar e canalizar recursos para a prevenção e o combate ao câncer, por meio de deduções do imposto de renda devido, das doações e patrocínios efetuados em favor de associações ou fundações dedicadas para pesquisa e ao tratamento do câncer.

O destaque dos deputados Eleuses Paiva (PSD-SP) e dr. Paulo César (PSD-RJ) beneficiou as entidades filantrópicas, retirando a isenção fiscal para entidades públicas dedicadas ao tratamento do câncer.

A intenção é manter como beneficiários apenas os órgãos e entidades beneficentes de assistência social, bem como aquelas qualificadas como organizações qualificadas como organizações sociais e as organizações da sociedade civil de interesse público.

A medida 563 prevê a desoneração da folha de pagamento de diversos setores industriais, prevendo até R$ 20 bilhões de incentivos ao setor produtivo, tentando assegurar o crescimento da economia em pelo menos 2,5% este ano.

Nesta terça-feira (17), os deputados aprovaram ainda a segunda medida provisória do Plano Brasil Maior, a 564. Entre outros pontos, a MP inclui novos setores no Programa Revitaliza do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) – voltado para empresas que atuam em setores afetados negativamente pela conjuntura econômica internacional – e dispõe sobre financiamento às exportações indiretas.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/lider_guilherme_campos_aprovacao_plano_brasil_maior_17_07_2012.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *