Bancada do Nordeste quer prorrogação da renegociação de dívidas rurais

Deputado Júlio César (PI) coordena reunião da Bancada do Nordeste – Fotos: Cláudio Araújo

Sancionada em setembro do ano passado, a Lei 13.340/16  que trata da renegociação das dívidas de produtores rurais  prejudicados pela seca – poderá ser prorrogada. Ela prevê a concessão de descontos entre 60 a 95% de acordo com o saldo devedor e suspende até 29 de dezembro de 2017 o andamento e ajuizamento das execuções fiscais das dívidas. A medida já beneficia 800 mil agricultores das regiões Norte, Nordeste, Norte do Espírito Santo e Norte de Minas Gerais, Vale do Jequitinhonha e do Mucuri também em Minas.

O Deputado Júlio César (PI), coordenador da bancada do Nordeste na Câmara, reuniu parlamentares e representantes do governo para discutir a prorrogação da medida. 

 

Deputado Rômulo Gouveia (PB)

Para o pessedista, Rômulo Gouveia (PB), a prorrogação deste prazo é importante para os produtores que sofrem com a crise hídrica na região. 

 

 

 

O secretário adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente do Ministério da Fazenda, Ivandré Montiel, disse que a Lei é importante para impulsionar o país nesse novo processo de crescimento . “O pleito do setor já está em análise pelo Ministério da Fazenda, que está fazendo os estudos necessários junto ao Ministério da Integração para buscar a viabilidade de atender o pleito.”

Divulgação dos benefícios

Segundo o diretor do Banco da Amazônia, Valdecir José Souza, é preciso pensar em divulgar os benefícios da medida para os produtores inadimplentes. “Muitos possuem dívidas com o banco e muitas vezes não sabem que têm direito de renegociar com os descontos.”

Também participaram da reunião o presidente do Banco do Nordeste, Luiz Sérgio, além do superintendente da Sudene (Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste), Marcelo Neves; o coordenador geral de Política Econômica Agrícola do Ministério da Fazenda, Francisco Crismar; e o assessor técnico também do Ministério da Fazenda, Bruno Travassos.

Produtores do norte de Minas Gerais

A Deputada Raquel Muniz (MG) possibilitou que trabalhadores rurais do Norte de Minas Gerais, do vale do Jequitinhonha e do Vale do Mucuri também fossem contemplados pela Lei 13.340/16. A deputada defendeu que a região possui interesses e realidade mais próxima às dos produtores do Nordeste brasileiro.

Programa Novo Chico

Raquel Muniz destacou que vai continuar trabalhando também junto à bancada do nordeste para estender o benefício do Programa Novo Chico até o Norte de Minas. “Outra realidade que precisa de atenção é a revitalização do Rio São Francisco”, destacou.

De acordo com a proposta do Governo Federal, o projeto deverá beneficiar 12 milhões de pessoas em 390 municípios, nos Estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. A ideia é levar além de água, emprego e renda com a promoção de inclusão social às comunidades às margens do Rio São Francisco.

Diane Lourenço


Saiba mais

Bancada do Nordeste comemora lei da renegociação das dívidas rurais

Júlio César comemora aprovação do texto de renegociação de dívidas rurais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *