O deputado federal Zé Haroldo Cathedral (RR) vai compor a Mesa de duas comissões da Câmara dos Deputados. Nesta quarta-feira (20), ele foi eleito 1º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (Cidoso) e 2º vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CPD).
Cathedral afirmou que vai atuar na proteção de direitos e na implementação de políticas públicas que garantam a assistência, a dignidade e a cidadania dos segmentos mais vulneráveis da população.
Ele destacou ainda que o envelhecimento da população é uma questão que deve receber mais atenção governamental. “É essencial compreender o envelhecimento como um direito com dimensão transversal, que afeta saúde, trabalho, previdência e assistência social, transporte, habitação, justiça, entre outras”, afirmou. Essa será uma das prioridades na atuação da Cidoso.
Já a CPD terá atuação voltada para o fortalecimento de projetos e de políticas inclusivas, no sentido de garantir o respeito integral da dignidade da pessoa com deficiência. “Precisamos atuar na defesa de agenda efetiva voltada às políticas de promoção da inclusão e igualdade de direitos.”
Essa é a segunda vez que o parlamentar faz parte da cúpula desta comissão. Em 2023, como 1º vice-presidente, ele apresentou 16 propostas que ampliam direitos para essa parcela da população: fim do prazo de validade do laudo pericial, acompanhamento integral para estudantes com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD), entre outros.
Com informações da assesssoria do deputado Zé Haroldo Cathedral