Vaquejada pode ser reconhecida como atividade desportiva

Deputado Paulo Margalhães (BA) - Foto: Cláudio Araújo

 

Tornar a vaquejada um esporte nacional, garantindo a segurança dos animais, dos atletas e do público é o objetivo da proposta do deputado Paulo Magalhães (BA). O Projeto de Lei 3.024/11, de sua autoria, tramita apensado ao PL 2.452/11, que regulamenta a vaquejada como atividade desportiva.

“A força da vaquejada no Nordeste e no Sul é contagiante. O reconhecimento precisa acontecer nacionalmente. Daremos àqueles que fazem da vaquejada sua profissão e seu hobbie o devido valor e reconhecimento”, afirmou Magalhães. Para o deputado, a atividade faz parte da cultura do país, além de incentivar o turismo, gerar empregos, movimentar o comércio e a hotelaria local.

A proposta já recebeu parecer favorável do líder do partido, deputado Moreira Mendes (RO), na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Segundo Moreira, a vaquejada precisa desse reconhecimento. “Há centenas de eventos, não apenas recreativos, mas também profissionais realizados em todo o território nacional, principalmente no Nordeste. O vaqueiro é reconhecido como um atleta, os parques lotam e, a cada ano, surgem mais interessados pela atividade.”

Ainda segundo Magalhães, o projeto prevê, para garantir a integridades dos animais, que “todos os cuidados com a proteção dos envolvidos na competição devem ser garantidos pela empresa responsável pela vaquejada, inclusive o transporte do local de origem, a chegada, a acomodação, além de alimentação, trato, manejo e montaria. Tudo será fiscalizado”. Em favor dos peões, a proposta determina a contratação de seguro de vida e de acidentes.

Renata Guimarães

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *