“UTFPR em Santa Helena é conquista da comunidade”, diz Sciarra

A aprovação pelo Conselho Universitário (Couni) da criação dos cursos superiores de Ciências da Computação, Engenharia Agríciola e Ciências Biológicas no novo campus da Universidade Tecnológica do Paraná (UTFPR) é uma conquista “não só das autoridades que se envolveram diretamente nesta luta mas, principalmente, da comundiade do município de Santa Helena do Oeste que nunca deixou de reivindicar e se mobilizar pelo retorno do ensino superior na região”. A avaliação é do deputado Eduardo Sciarra (PR), líder do PSD na Câmara, que foi comunicado da decisão pelo reitor da UTFPR, Carlos Eduardo Cantarelli, logo após a assembleia geral do Couni.

“Depois de cinco anos de luta, conseguimos recuperar a possibildiade de os jovens da região poderem continuar os estudos sem precisar deixar as suas casas”, afirmou Sciarra. “Desde o inexplicado fechamento da Unioeste, em 2008, centenas de estudantes precisaram ir para outras cidades ou, pior ainda, haviam perdido as esperanças de voltar a se graduar”, completou. Os três novos cursos devem ser implantados ao longo de 2014, ofertando até 1.140 vagas quando estiverem em pleno funcionamento. Será necessária a contratação ou relocação de 62 professores nesta primeira fase.

O principal fator de influência para a decisão do Conselho Universitário foi a cessão de todas as instalações da antiga Unioeste pela prefeitura. “Isso agilizou e facilitou todo o processo, que comçamos a discutir no começo deste ano”, destacou Eduardo Sciarra. O novo campus da UTFPR ocupará prédios com cerca de 10.000 metros quadrados de área construída em terreno de quase 80 mil metros quadrados. A unidade possui 10 salas de aula, biblioteca, equipamentos esportivos e laboratórios, tendo sido construída pela Prefeitura de Santa Helena do Oeste para abrigar a Unioeste. Este será o décimo terceiro campus da UTFPR, dando sequência ao seu projeto de interiorização do nível superior.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *