Turismo aprova projeto que regulamenta a profissão de gandula

A Comissão de Turismo e Desporto (CTD) aprovou, na quarta-feira (18), parecer do deputado Onofre Santo Agostini (SC) ao Projeto de Lei 4011/12, que regulamenta a profissão de gandula (pessoa responsável por repor bolas ou enxugar quadras durante a prática de atividades esportivas). “O gandula pertence a uma parte mais simples e humilde da sociedade, mas assim como o gari não deixa de ser uma profissão e deve ser legalmente reconhecida”, pontuou o parlamentar.

Pela proposta, a contratação do gandula será feita pela federação esportiva respectiva que também será encarregada pela remuneração do profissional. O projeto prevê ainda que cada uma dessas entidades deverá oferecer ao gandula, entre outras disciplinas, noções básicas sobre as regras esportivas.

No relatório, aprovado por unanimidade pelos membros da Comissão, Onofre justifica a importância de regulamentar a atividade já que o Brasil sediará a Copa de Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. “Vamos precisar dessas pessoas que trabalham em estádios de futebol, quadras de vôlei e tênis regulamentadas profissionalmente”, observou.

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC).

Danielle Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *