Tubarão pode perder campus do Instituto Federal

Problemas com a doação do terreno onde deveria ser construído o campus de Tubarão do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) podem acabar prejudicando a instalação da unidade no município. O anúncio de que a cidade receberia um campus foi feito em setembro do ano passado, mas até agora a prefeitura não conseguiu liberar uma área para que o prédio seja construído.

Em setembro foi indicado um terreno próximo ao antigo aeroporto, mas, segundo a prefeitura, o imóvel está em litígio e não pode ser doado ao IFSC. Foi proposto então um novo local, de propriedade da União, às margens do Rio Tubarão. Para liberar este terreno, no entanto, o município precisaria entregar à Secretaria de Patrimônio da União, entre outros documentos, licenças ambientais e o plano diretor. Até agora isso não aconteceu. Como todos os prazos estipulados pelo Ministério da Educação (MEC) para a definição do local já venceram, o órgão sugeriu à reitoria do Instituto que a unidade seja construída em outra cidade.

O custo total da obra deve ultrapassar os R$ 8 milhões. Parte deste recurso é proveniente de uma emenda individual do deputado federal Jorge Boeira, no valor de R$ 3 milhões. Foi a indicação desta emenda que favoreceu a escolha de Tubarão para a implantação de mais um campus no Estado. A obra será executada diretamente pelo MEC, dentro do Plano de Expansão III da Rede Federal de Ensino Tecnológico. A verba já está disponível. “Trabalhamos muito pra levar esta unidade para Tubarão, mas como a prefeitura não está fazendo a sua parte, outro município deverá ficar com o campus”, lamenta Boeira.

Jane Santin
Assessora de Comunicação Deputado Federal Jorge Boeira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *