O deputado federal Sidney Leite (PSD) aprovou na Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (Cindra) emenda de R$ 400 milhões para a pavimentação do trecho do meio da BR-319. A emenda vai ser inserida na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020 a ser discutida na Câmara dos Deputados neste ano.
A emenda nº 16, subscrita também pelo presidente da Cindra, o deputado federal pelo Amazonas, Átila Lins (PP), foi aprovada na reunião da comissão na tarde desta quarta-feira, 23, em Brasília.
Na defesa da proposta, Sidney Leite afirmou que a rodovia é estratégica do ponto de vista nacional, não só apenas para tirar do isolamento os Estados da Amazônia Ocidental: Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima, mas por oportunizar o Brasil interligar o Pacífico ao Atlântico numa única estrada.
A luta agora, ressalta o parlamentar, é para que a emenda seja aprovada na Lei Orçamentária e o governo federal a execute, em 2020. Leite, inclusive relembrou, que havia um compromisso do governo federal para investir na pavimentação do trecho do meio, que são em torno de 400 quilômetros, mas não ocorreu.
A Lei Orçamentária tem que ser votada em plenário até a segunda quinzena de dezembro deste ano.
Da assessoria de comunicação do deputado