Senado aprova PEC que indeniza soldados da borracha

Senador Sérgio Petecão (AC) - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, nessa quarta-feira (23), em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 61/13, que prevê indenização de R$ 25 mil aos trabalhadores mais conhecidos como “soldados da borracha”.  Durante a Segunda Guerra Mundial, cerca de 60 mil pessoas foram recrutadas para produzir látex natural na Amazônia a fim de abastecer a indústria bélica dos Estados Unidos.

O senador Sérgio Petecão (AC), líder do partido no Senado, afirmou que a aprovação é um merecido avanço para a categoria. Ele considera, todavia, que o valor estabelecido ainda é pequeno. “O povo do Acre, por exemplo, esperava muito mais. Gostaríamos que fosse reconhecido o trabalho desses verdadeiros guerreiros que dedicaram toda a vida pela Amazônia”, disse.

Pelo texto aprovado, seringueiros e também seus descendentes receberão R$ 25 mil em parcela única. Os soldados da borracha já possuíam o direito a uma pensão vitalícia de dois salários mínimos.  “Poderíamos ter garantido mais. Estaríamos comemorando uma grande vitória se a proposta dos sete salários mínimos tivesse sido aprovada”, ressaltou Petecão.

A PEC deverá agora ser promulgada pelo Congresso Nacional.

Luís Lourenço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *