Sciarra propõe debate em Brasília sobre política nacional do trigo

O deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) vai solicitar a realização de uma audiência pública na Comissão de Agricultura, da Câmara dos Deputados, para debater as relações comerciais de produtos agrícolas entre os países componentes do Mercosul, em especial, sobre a produção do trigo e derivados. O anúncio foi feito durante a solenidade de abertura do WinterShow 2012, nesta quarta-feira (17), em Guarapuava, considerado o maior evento da cadeia produtiva de cereais de inverno no país. A intenção é debater uma solução para as importações de trigo da Argentina, um dos fatores para a redução da produção brasileira nos últimos anos.

De acordo com Sciarra, serão convidados os ministros das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e de Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e os presidentes da Ocepar, João Paulo Koslovski, e da Abitrigo, Luiz Martins. “Além disso, estamos trabalhando para a criação da Comissão do Trigo, também no âmbito da Comissão de Agricultura, para que os parlamentares definam com os produtores e o governo federal uma política de incentivo permanente à produção do trigo”, esclareceu Sciarra. A abertura oficial o WinterShow 2012 contou também com os pronunciamentos do presidente da Cooperativa Agrária, Jorge Karl, e do secretário de Agricultura, Norberto Ortigara.

Na sequência, o presidente da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria de Trigo), Sérgio Amaral, proferiu palestra sobre o tema “Futuro do trigo no Brasil na visão dos moageiros”. Amaral reforçou a importância do cereal para o Brasil e destacou o Paraná como produtor de trigo “de qualidade”. “A Agrária é um exemplo disso: produz trigos especiais para demandas específicas do setor de panificação, da indústria e esse é o caminho. Precisamos trabalhar nessa direção, que é a agregação de valor ao produto”, sublinhou.

O presidente da Ocepar (Organização das Cooperativas do Estado do Paraná), João Paulo Koslovski, abordou as questões referentes ao futuro do trigo na visão das cooperativas e salientou a necessidade de uma maior articulação entre os setores de pesquisa, produção e indústrias. “Precisamos ter uma estabilidade maior de preço, o moinho se posicionando melhor na compra e uma remuneração melhor ao produtor. Cada setor teria sua contribuição e o seu retorno”, analisou.

Documento oficial

A manhã de palestras foi encerrada por João Salomão, coordenador geral para Pecuária e Culturas Permanentes da Secretaria de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, que, em seguida, recebeu documento oficial com demandas de toda a cadeia produtiva do trigo. Este documento foi elaborado durante o Fórum Nacional do Trigo no dia anterior. Salomão representou o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, e o secretário-executivo do MAPA, José Carlos Vaz, que não puderam comparecer ao WinterShow em função de compromissos.

Assessoria de imprensa do dep. Eduardo Sciarra
Com Assessoria de Imprensa do Wintershow 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *