Sciarra pede investimentos e questiona competitividade econômica brasileira

Em discurso realizado no plenário da Câmara, o deputado Eduardo Sciarra (PSD-PR) questionou a situação da economia brasileira e pediu um maior investimento em infraestrutura no país.

Sciarra argumentou que a economia nacional se encontra em um momento de mudanças, inclusive perdendo competitividade com os demais países do BRICS, bloco de cooperação econômica entre países emergentes, que é formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

“A economia brasileira encontra-se em uma encruzilhada. Não só não consegue competir com as economias dos demais participantes dos BRICS, quanto vê sua participação encolher no próprio mercado interno. A palavra chave que explica esta perda de dinamismo é competitividade, ou melhor, a falta dela”, afirmou o parlamentar.

Para o deputado, um dos principais motivos da atual situação brasileira é a falta de investimento em infraestrutura no país e, segundo ele, melhorias no setor seriam fundamentais para um avanço. “A infraestrutura deficiente contribui para o aumento de custos do setor produtivo e é fator decisivo na perda de competitividade do Brasil. Os investimentos públicos em infraestrutura que poderiam amenizar este quadro e servir de empuxe da economia continuam a diminuir, apesar dos esforços feitos pelo PAC”.

Eduardo Sciarra encerrou afirmando que o programa de concessões de ferrovias e rodovias pode ser um ponto de mudança para a economia, mas pediu uma maior agilidade e aperfeiçoamento no processo.

Da redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *