Sciarra pede a inclusão do Contorno Norte de Cascavel no PAC

O deputado Eduardo Sciarra (PSD) solicitou à Ministra Gleisi Hoffmann por meio de ofício, na quinta-feira (16),  que o Contorno Norte de Cascavel seja incluído  entre as prioridades do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A execução do Contorno Norte é necessária para solucionar definitivamente o grande volume de tráfego pesado no perímetro urbano de Cascavel”, afirmou Sciarra.

Junto ao ofício, o deputado anexou nota técnica elaborada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que justifica a inclusão da obra no programa.

De acordo com o parlamentar, a nota é o primeiro e indispensável passo, que possibilitará uma decisão rápida e fundamentada pelo governo.

O Contorno Norte prevê a construção de trecho rodoviário com extensão de 14 km, iniciando na intersecção do Contorno Oeste com a BR 467, transpondo a BR 369 e finalizando na BR 277, depois do posto da PRF. O valor da obra está estimado em R$ 80 milhões. A licitação e contratação da obra, se concluído o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA), pode acontecer ainda neste ano.

O Contorno Oeste, inaugurado em dezembro de 2012, foi fruto de obra licitada com recursos de emendas da bancada federal ao Orçamento da União, num total de R$ 57 milhões. A ação parlamentar foi acompanhada desde o início por Sciarra.

Nota Técnica – O documento elaborado pelo DNIT frisa a necessidade da construção do Contorno Norte de Cascavel como elemento fundamental para o ordenamento do tráfego das rodovias que hoje possuem segmentos dentro da área urbana.

Afirma que a confluência de importantes rodovias dentro do município é responsável por congestionamento de longa distância, com grandes repercussões no trânsito local, aumentando tanto o risco de acidentes quanto o tempo de viagem e os custos de transportes aos usuários.

Para o DNIT, a implantação do Contorno Oesteatendeu a região Sul e Oeste de Cascavel, com pouco reflexo na parte Norte, que concentra grande volume de tráfego vindo do Mato Grosso do Sul e Noroeste do estado.

A nota ainda aponta o franco crescimento do deslocamento na região, devido ao aumento da produção agropecuária e a necessidade de seu escoamento pelo Porto de Paranaguá.

Da Assessoria

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