Sciarra participa de seminário que debate Estrada-Parque “Caminho do Colono”

Articulado pela Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a criação da Estrada-Parque “Caminho do Colono”, aconteceu em Brasília, na última quinta feira (24), seminário de debates sobre o projeto de Lei n. 7123/11, realizado em conjunto com o Ministério do Meio Ambiente e com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMbio).

O projeto propõe a criação de uma Estrada Parque que liga a cidade de Medianeira à Capanema, passando pelo Parque Nacional do Iguaçu. Hoje, percorre-se cerca de 190 km para ir de uma cidade à outra, com a criação da Estrada a distância passa a ser pouco mais de 65 km, sendo 17,6 por dentro do Parque. Além de facilitar a circulação dos moradores da região, seria criado um eixo turístico que também teria fins de educação ambiental.

A proposta de transformação do caminho em estrada parque apresenta uma série de objetivos: garantir a integração e a interação responsável e sustentável da população das regiões Oeste e Sudoeste do Paraná com o Parque Nacional do Iguaçu; assegurar segurança nacional necessária na área da fronteira; promover educação ambiental e fomentar o desenvolvimento rural sustentável das regiões envolvidas por meio do turismo ecológico e rural.

Estiveram reunidos no local os deputados paranaenses: Eduardo Sciarra (PSD), presidente da Comissão Especial, Osmar Serraglio (PMDB), coordenador da bancada do Paraná, Assis do Couto (PT), autor do Projeto, Nélson Padovani, relator do  PL e deputada Rosane Ferreira (PV). Representando o Ministério do Meio Ambiente estiveram Roberto Cavalcanti, Secretário de Biodiversidades e Florestas, e pelo ICMBio, o Diretor de Pesquisa, Avaliação e Monitoramento da Biodiversidade Marcelo Marcelino de Oliveira e Pedro da Cunha Menezes, Diretor de Criação e manejo, o representante da UNESCO, Celso Schenkel e o prefeito da cidade de Capanema, Milton Kafer. Também participaram pesquisadores e técnicos do Ministério do Meio Ambiente e do ICMBio.

Pela manhã, técnicos e autoridades apresentaram ao público os aspectos culturais e históricos da antiga Estrada do Colono e região e debateram a situação do processo judicial que culminou no fechamento da estrada que atravessava o Parque Nacional do Iguaçu. No período da tarde, avaliaram os aspectos da conservação da biodiversidade local, a viabilidade econômica e as implicações na segurança fronteiriça.

A ideia que dominou o debate foi a da possibilidade de colocar em funcionamento uma estrada ambientalmente sustentável, que permita uma maior integração e proteção do Parque Nacional do Iguaçu com a comunidade. Os técnicos do ICMBio apresentaram suas preocupações em relação à preservação da flora e fauna local; posições antagônicas foram levantadas ao longo do dia.“A intenção do seminário era caminhar para a superação dos antigos conflitos em torno da estrada, escutando as ponderações de todas as perspectivas que se propuseram a dialogar com a comissão que avalia o projeto de Lei”, afirmou o deputado Eduardo Sciarra.

A intenção é dar continuidade aos debates, acumulando o material produzido até então, e debatendo-os junto à Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira e ao Presidente do ICMBio, Roberto Ricardo Vizentin, para chegar à melhor solução possível para a população da região e para o meio ambiente.

Verônica Gomes
Assessora de imprensa do dep. Eduardo Sciarra

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *