Sciarra critica ameaça de extinção do Coral Infantil do Palácio Avenida

O deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) criticou nesta quarta-feira (1º), em pronunciamento na Câmara dos Deputados, em Brasília, o Ministério Público do Trabalho pela ameaça de extinção, a partir deste ano, das apresentações natalinas do Coral Infantil do HSBC nas janelas do Palácio Avenida, no centro de Curitiba. Conhecido mundialmente, o espetáculo ocorre desde 1991 nas semanas que antecedem o Natal.

“Os procuradores do Trabalho realizam as investigações desde dezembro passado e tiveram oito meses para analisar os fatos, conduzir diligências, promover audiências e chegar ao menos a um relatório conclusivo a respeito da caracterização ou não de trabalho infantil neste caso – mas não o fizeram”, afirmou Sciarra. “Ao contrário, às vésperas da mobilização das crianças, trouxeram à tona uma investigação que deveria ter sido mantida sob sigilo, uma vez que nada haviam concluído”.

Sciarra classificou a atitude dos procuradores do Trabalho como “um ato de protagonismo midiático descabido ao seu papel constitucional”. Para o deputado, a ameaça de extinção do espetáculo natalino está sendo feita sem comprovações em relação às denúncias de abuso na carga horária exigida e negligência na alimentação durante os ensaios e apresentações. “Muito menos, ao que se saiba, (os procuradores) demonstraram esforço para a promoção de um ajuste de condutas para a sua continuidade”, disse.

Segundo Sciarra, o Instituto HSBC de Solidariedade mantém parceria por meio de convênios com 11 casas-lares e abrigos onde vivem mais de 500 crianças da Região Metropolitana de Curitiba. O apoio institucional, ao longo dos últimos anos, tem se focado na formação e capacitação dos profissionais e gestores, com o objetivo de reduzir o tempo de permanência das crianças nos abrigos. “O que se lamenta é a ameaça a um sonho de dezenas de crianças forçadas a viver longe das famílias”, afirmou.

“Nunca se ouviu falar de maus tratos, abusos ou atos desrespeitosos à dignidade das crianças e os espetáculos notoriamente não se realizam com crianças sob ameaça ou contrariadas”, defendeu. “O Ministério Público do Trabalho precisa esclarecer melhor o que realmente tem ocorrido nos bastidores do Coral Infantil do Palácio Avenida, sob pena de prejudicar um projeto que, até o momento, tem se mostrado bem sucedido – não apenas como uma ação social de relevante alcance – mas principalmente na formação do caráter de crianças que, fora dos abrigos, estariam sob reais ameaças”.

André Nishizaki
Assessor de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *