Em comissão geral para ouvir o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo, nesta quinta-feira (5), os deputados Júlio César (PI) e Evandro Roman (PR) apontaram dados relevantes para o setor. O parlamentar piauiense chamou atenção para os baixos investimentos direcionados à área no país. Já o pessedista do Paraná disse acreditar que os recursos públicos já existem, porém falta aplicação na inovação tecnológica.
Júlio César salientou o baixo número de patentes brasileiras. “Representa menos de 2% das americanas, que é campeã no mundo. É um número irrelevante para a dimensão do nosso PIB.”
Já Roman discorreu sobre o distanciamento entre a utilização dos recursos e os resultados alcançados. “Somos o 11º em investimentos em pesquisa no mundo, em publicações de dissertações de mestrado e em teses de doutorado. Mas o 64º em produção de ciência aplicada em inovação. Há uma lacuna a ser preenchida entre essas colocações.”
Essa foi a primeira de uma série de comissões gerais que serão realizadas sempre às quintas-feiras para ouvir ministros de Estado sobre suas áreas de atuação. Também estiveram presentes os deputados Goulart (SP) e Marcos Montes (MG).
Renata Guimarães