Roberto Santiago lança Frente Parlamentar em Defesa das TVs Comunitárias

Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Heleno Rezende

As TVs comunitárias do Brasil ganharam um aliado no Congresso Nacional. O deputado Roberto Santiago (SP) lançou, nesta quarta-feira (3), a Frente Parlamentar em Defesa das TVs Comunitárias que atuará em prol do desenvolvimento dessas emissoras, presentes em 110 municípios.

O objetivo da frente, segundo Santiago, é municipalizar a comunicação brasileira e, principalmente, estabelecer recursos que possam garantir o funcionamento mínimo das tevês. “A TV Comunitária movimenta todo o pequeno e médio comércio, emprega pessoal e está totalmente em sintonia com os padrões da economia solidária. O governo, no entanto, não enxerga isso”, pontuou.

Paulo Miranda, presidente da Associação Brasileira de Canais Comunitários (ABCCOM), afirmou que, atualmente, existe apenas uma política de comunicação comercial e que falta no Brasil uma de comunicação comunitária. “Avançamos em questões relacionadas à legislação, mas não em financiamento. A grande tarefa que temos é realmente alcançar recursos que hoje não atingem a TV comunitária. Os governos federal, estadual e municipal ainda não têm visão sobre a importância de regionalizar, democratizar e municipalizar a comunicação brasileira”.

Ainda segundo o presidente da ABCCOM, nos Estados Unidos, cada TV comunitária recebe 2% do faturamento bruto mensal da empresa de TV a cabo ligada à área da prestação do serviço. O Canadá criou um fundo de apoio às emissoras que arrecada 79 milhões de dólares por ano.

Emmanuelle Lamounier

[audio:http://psdcamara.org.br/wp-content/uploads/2013/07/03-07-2013-Roberto-Santiago-lanca-Frente-Parlamentar-em-Defesa-das-TVs-Comunitarias.mp3|titles=03-07-2013 – Roberto Santiago lanca Frente Parlamentar em Defesa das TVs Comunitarias]

Assista a matéria de vídeo:

[youtube_video id=”R8WEx7mjhMs”]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *