Roberto Santiago discute ajustes para MP do Magistério

Deputado Roberto Santiago (SP) - Foto: Assessoria

O deputado Roberto Santiago (SP), relator da Medida Provisória 614/13, a MP do Magistério, recebeu nesta terça-feira (6) o reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Carlos Antonio Levi, e o diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (Coppe-UFRJ), Pinguelli Rosa, para discutir ajustes ao texto que viabilizem o financiamento privado das universidades para extensão de pesquisa por meio das fundações.

“O texto que o governo enviou inibe o investimento privado em pesquisa. Precisamos defender a soberania e a prerrogativa das universidades dentro do seu papel no desenvolvimento científico e tecnológico. Estamos aqui para apontar soluções e caminhos em defesa das universidades, que são o berço da pesquisa e antecipam soluções tecnológicas para atender a demandas futuras. Vamos fazer os ajustes necessários”, assegurou o parlamentar.

Rosa acrescentou, na visita, críticas aos setores que tentam evitar melhorias no texto. “A academia incomoda porque produz, estimula e aponta, através de pesquisas, uma série de políticas públicas. Ao mesmo tempo, forma novos atores que despontarão no cenário nacional. Querem deixar a instituição fragilizada para ser alvo de uma privatização. A ideia é criarmos um movimento nacional em defesa das instituições acadêmicas federais”, afirmou.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *