A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que vai investigar casos de maus-tratos a animais, deu início aos trabalhos, nesta quinta-feira (13). O colegiado terá um prazo regimental de 120 dias para apresentação do relatório. O presidente da comissão, deputado Ricardo Izar (SP), anunciou as indicações de membros titulares e os parlamentares aprovaram a realização de quatro audiências públicas.
Izar afirmou acreditar que, além de buscar ações propositivas, a CPI também deverá trazer um marco regulatório sobre assunto. Segundo ele, a semana foi positiva para a causa. “Foi histórica. Conseguimos o compromisso do presidente da Câmara para a votação, ainda neste semestre, de dois projetos importantes, entre eles, o que proíbe a eliminação de animais sadios, de minha autoria.”
Com histórico de luta em defesa da causa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos dos Animais, Izar também destacou, como mais uma conquista, a transferência do leão Dengo do Zoológico de Brasília para o Rancho dos Gnomos, em São Paulo.
Diane Lourenço