Resultados das eleições animam PSD a lançar candidato a governador

Além de lançar em 2014 chapas completas de candidatos a deputado federal e estadual, o PSD começou nesta segunda-feira (19) a avaliar internamente a possibilidade de lançar candidato próprio a governador do Estado. O anúncio foi feito pelo presidente da Executiva Estadual do partido, deputado federal Eduardo Sciarra, durante o “Encontro de Eleitos do PSD-PR”, realizado em Curitiba, reunindo prefeitos, vice-prefeitos e vereadores vitoriosos neste ano.

“O partido ganhou musculatura e representatividade em praticamente todo o estado, o que nos leva a, quem sabe, lançar candidato próprio às eleições majoritárias em 2014”, afirmou Sciarra, que foi interrompido com aplausos da plateia. Ele lembrou que o PSD está organizado em mais de 90% dos municípios Paraná e destacou os resultados das eleições municipais: 36 prefeitos, 35 vice-prefeitos e 294 vereadores eleitos, além de participar de coligações vitoriosas em 118 municípios.

“Nosso partido tem apenas um ano de idade e já está alinhado ao lado das grandes e antigas legendas”, afirmou Sciarra. O PSD-PR elegeu o quarto maior número de prefeitos no estado. O prefeito eleito de Londrina, Alexandre Kireeff, apoiou a ideia. “É natural que o PSD participe como protagonista da sucessão estadual devido à robustez que conquistou nestas eleições”, afirmou Kireeff. “Temos um grande partido e, do mesmo modo, devemos ter um grande projeto de futuro”, completou.

Eduardo Sciarra também destacou que há forte possibilidade de o PSD vir a compor o governo da presidente Dilma Roussef. “Essa é uma decisão que está sendo discutida internamente no partido e que dependerá de uma decisão sobre com quem iremos caminhar em nível nacional em 2014”, explicou. Sciarra reafirmou ainda que o PSD se mantém na base do governo estadual, mas que, em função dos resultados das eleições, também abriu a discussão interna sobre a continuidade desse apoio.

ENCONTRO – Com cerca de 200 pessoas, o “Encontro de Eleitos do PSD-PR” também debateu questões técnicas da administração municipal. O advogado e assessor parlamentar em Brasília, Christian Perillier Schneider, tratou do tema “Leis Orçamentárias, Transferências Obrigatórias e Voluntárias” em que explicou como funcionam os repasses e convênios do governo federal. “Sem seguir as regras estabelecidas, o prefeito pode contratar um advogado porque vai enfrentar problemas”, alertou.

A terceira palestra foi do consultor de marketing e cientista político Luiz Inácio Melo sobre o tema “Em sintonia com os cidadãos – Como utilizar as modernas ferramentas de marketing, pesquisa e comunicação para otimizar o mandato e não ser surpreendido na próximo eleição”. A palestra foi recheada com dicas para que os prefeitos eleitos consigam se comunicar com a população de forma aberta e continuada.

Além dos eleitos, participaram do encontro o ex-ministro Alceni Guerra, o deputado estadual Ney Leprevost, o secretário de Estado do Turismo, Jackson Pitombo, o subchefe da Casa Civil do governo do estado, Guto Silva, além de lideranças de todo o estado.

André Nishizaki
Assessor de imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *