Reinhold Stephanes recebe medalha por serviços prestados à Previdência e Seguridade Social

O deputado federal Reinhold Stephanes (PSD-PR) foi agraciado nesta terça-feira (27) com a Medalha Dom João VI em reconhecimento aos seus relevantes serviços prestados à Previdência e à Seguridade Social.  A comenda foi criada em comemoração aos 20 anos de existência da Associação Nacional dos Servidores da Previdência e Seguridade Social (Anasps) e homenageou 20 personalidades que contribuíram ao longo desse período na criação, consolidação e aprimoramento das regras previdenciárias e de seguridade social no país.

Stephanes agradeceu especialmente aos servidores pela homenagem. “Fico muito feliz e agradeço, principalmente, aos competentes servidores que realizaram e realizam um trabalho extraordinário diariamente. Abraço carinhosamente a todas essas pessoas que também fazem parte da minha história”.

A relação de Stephanes com a Previdência data da década de 70 quando foi convidado pelo então presidente da República, Ernesto Gaisel, para dirigir o Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), à época com mais de 140 mil funcionários.  Foi ainda, duas vezes ministro da Previdência. A primeira, de janeiro a dezembro de 1992, quando acumulou também a pasta do Trabalho; e a segunda de janeiro de 1995 a abril de 1998.

A medalha criada pela Anasps apresenta a efígie de Dom João VI, Rei do Brasil, Portugal e Algarve, por ser ele o subscritor do decreto real que instituiu no país a aposentadoria para servidores públicos em 1821, considerado o primeiro documento oficial da Previdência Social para os servidores públicos do Brasil.

Raquel Sacheto
Assessoria de Imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *