Reforma política: Passarinho defende prioridade na definição de sistema eleitoral

Deputado Joaquim Passarinho (PA) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado Joaquim Passarinho (PA) – Foto: Cláudio Araújo

O deputado Joaquim Passarinho (PA), vice-líder do PSD, voltou a defender que a reforma política seja tratada em etapas. Para ele, a mudança do sistema eleitoral será responsável por nortear os próximos debates. O parlamentar participou, nesta terça-feira (7), de audiência pública que discutiu ainda o financiamento de campanha e a fidelidade partidária (PEC 182/07).

Favorável à cláusula de barreira, Passarinho acredita que o voto proporcional com sobras possa ser um avanço para o sistema eleitoral. “A cláusula de barreira não é contra o partido. Ela impõe restrições ao uso do tempo de televisão e fundo partidário. Eu defendo um sistema proporcional com sobras, de forma que elas beneficiem os mais votados e que não conseguiram se eleger pela proporcionalidade”, disse.

Apesar disso, o deputado reforçou a necessidade de se votar, primeiro, a mudança do sistema eleitoral. “É o primeiro ponto que temos que colocar em pauta. Se entra em vigor o modelo de distritão, por exemplo [no qual candidatos seriam eleitos e representados por pequenos distritos], mais da metade do debate cai por terra.”

Passarinho já afirmou também, em discussão recente, ser contra as candidaturas avulsas (sem vínculo partidário) e a criação de domicílio eleitoral estadual, o que segundo ele faz com que o eleitor fique ainda mais longe do seu candidato e não fortalece as legendas partidárias.

Renan Bortoletto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *