Raul Lima defende reconhecimento de diplomas de instituições de ensino estrangeiras

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento (CAINDR) aprovou, nesta quarta-feira (4), requerimento do deputado Raul Lima (PSD-RR) que propõe a realização de uma audiência pública para discutir e avaliar a possibilidade do reconhecimento e revalidação de diplomas de instituições de ensino superior estrangeiras.

De acordo com o deputado, um dos objetivos da audiência pública é atrair, principalmente, a atenção das faculdades da Amazônia para que elas discutam, de fato, o que é necessário fazer para que estudantes brasileiros no exterior consigam que seus diplomas sejam reconhecidos no Brasil. Ele diz que na Amazônia, assim como em todo o Brasil, a concentração de médicos é sempre nas capitais e não no interior.

“Pessoas nos estados de Roraima, Acre e Amapá estão morrendo por falta de médicos. O nosso requerimento não trata especificamente de médicos, mas trata de profissionais liberais formados em outras faculdades”, explica.

Raul Lima cita que na Bolívia existem cerca de 15 mil estudantes procedentes da Amazônia. “Eles não estão estudando lá porque é mais fácil, mas porque é mais barato e o câmbio ajuda”, enfatizou. Ele critica ainda o preconceito e a dúvida que é colocada em torno da qualidade do ensino nas instituições de países como Venezuela e Bolívia. “Isso é uma crítica muito séria e não podemos levar isso de uma forma leviana porque tem faculdades na Bolívia que são excepcionais e que são centenárias”, afirmou o deputado.

A audiência pública, ainda sem data confirmada, será realizada em conjunto com a Comissão de Relações Exteriores.

Membros da Comissão da Amazônia visitam a Venezuela

Integrantes da CAINDR estão na Venezuela para averiguar a situação de estudantes brasileiros de Medicina. A viagem, que vai durar até sexta-feira (8), também foi proposta pelo deputado Raul Lima (PSD-RR).

Segundo ele, alguns brasileiros têm enfrentado problemas com exigências do governo venezuelano, como tradução de documentos para a língua espanhola e visto de estudante.

Da Redação

Ouça a matéria:

[audio:http://www.psdcamara.org.br/audio/dep_raul_lima_reconhecimento_diplomas_instituicoes_estrangeiras.mp3]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *