Raul Lima defende ampliação do percentual de biodiesel no diesel comercializado

Deputado Raul Lima (RR) - Foto: Cláudio Araújo

O deputado Raul Lima (RR), apresentou nessa terça-feira, 28, o Projeto de Lei 5651/13, que altera de 5% para 15% o percentual obrigatório de adição do biodiesel ao óleo diesel de origem mineral. O principal objetivo da proposta, segundo o parlamentar, é reduzir poluentes atmosféricos e melhorar a qualidade do ar e padrão de vida nas grandes cidades brasileiras.

Com a adoção da mistura de 15% de biodiesel, a estimativa é de que sejam criados 6 milhões de novos postos de trabalho em toda a cadeia produtiva. Os novos percentuais de biodiesel trariam também, de acordo com Raul Lima, benefícios ambientais e de saúde pública. “Por ser menos poluente, o biodiesel contribui para a redução dos gases de efeito estufa na atmosfera”, disse.

Para Lima, a aprovação da matéria contribui também com a redução de custo do óleo diesel para os consumidores finais. “Esse projeto é importante para todos, pois deixaria o diesel mais barato, geraria mais empregos e renda para o agronegócio em nosso país, além de proporcionar redução expressiva na emissão de poluentes atmosféricos. É uma medida perfeitamente viável, pois a indústria já sinalizou que consegue atender ao aumento de uso, uma vez que a capacidade de produção instalada é, hoje, bastante superior ao seu uso efetivo”, concluiu.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *