Raul Lima critica distribuição de recursos para aviação

Deputado Raul Lima (RR) - Foto: Cláudio Araújo

Os entraves burocráticos e regulatórios nas obras de infraestrutura do setor aéreo foram discutidos em audiência pública realizada pela Comissão de Viação e Transporte, nesta quarta-feira (10).

O deputado Raul Lima (RR) enfatizou que os recursos investidos na aviação brasileira são desproporcionais. “Precisamos ter uma divisão mais democrática e não concentrada em apenas cinco grandes aeroportos ou nos pequenos de pouco tráfego aéreo”, justificou.

O parlamentar lembrou que no Brasil existem 500 aeronaves de voos comerciais de grande porte, sendo que 85% do movimento desses aviões ficam em cinco aeroportos. “Além dessas, temos mais 11.500 aeronaves que operam no resto do país, em aeroportos menores e, digamos, esquecidos pelo governo”.

Raul Lima defendeu ainda a aplicação de mais recursos na região Norte do Brasil. “Na Amazônia a situação é a mesma há 25 anos. O governo iniciou a construção de dois aeroportos e os abandonou. Precisamos de recursos onde existe demanda”, concluiu.

Wellington Moreira Franco, ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República, reconheceu o problema apontado pelo deputado e anunciou investimentos para 67 aeroportos localizados no Acre (4), Amazonas (25), Amapá (2), Pará (24), Rondônia (6), Roraima (3) e Tocantis (3).

 Jaque Bassetto

 

 

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *