Raul Lima critica ações para coibir assaltos a brasileiros na Venezuela

O deputado Raul Lima (RR), criticou a omissão do Ministério das Relações Exteriores em relação às denúncias de assaltos, extorsões e intimidações de policiais e militares venezuelanos aos turistas brasileiros na Venezuela. Em audiência pública realizada na terça-feira (28) pelas comissões de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CREDN) e de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia (Cindra), Lima afirmou que nunca obteve nenhuma resposta às reclamações encaminhadas à pasta.

A audiência discutiu o fechamento temporário da fronteira do Brasil com a Venezuela. O objetivo seria forçar o governo venezuelano a tomar alguma providência para impedir que a Guarda Nacional e o Exército daquele país continuem extorquindo brasileiros que viajam de carro com destino, principalmente, à Ilha de Margarita, no mar do Caribe.

Na opinião de Lima, o fechamento da fronteira não teria efeito prático. “A situação no que se refere à segurança da Venezuela é simples. Eles perderam o controle, pois não conseguem dar segurança nem aos nacionais, quanto mais aos turistas. Fazendo um boicote ao turismo da Venezuela eles iriam agradecer neste instante, pois sabem que não comportam essa demanda”, asseverou.

Raul lima questionou ainda a entrada recente da Venezuela no Mercosul. “Sempre me perguntei: O que o Brasil ganhava aceitando a Venezuela? Ate hoje não sei. Os bancos venezuelanos não honram nem mesmo as cartas de crédito”, afirmou.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *