PSD enfrenta eleições com grande número de candidatos

Mais de 140 milhões de eleitores, entre os residentes no Brasil e também no exterior, se preparam para escolher novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores em todo o país, com exceção do Distrito Federal. O Partido Social Democrático (PSD) que completou um ano de existência, já estreia nas eleições do próximo dia 7 com mais de 23 mil candidatos em todos os estados brasileiros.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número total de pessoas que disputarão as eleições deste ano ultrapassa os 480 mil. O impacto no volume de candidaturas está nas reeleições para vereador, são mais de 418 mil que tentam manter-se no cargo.

Sobre as perspectivas do PSD nas eleições de 2012, o líder do partido na Câmara dos Deputados, Guilherme Campos (SP), está confiante. Na região Sudeste, a sigla teve a adesão de 7.513 mil candidatos. “O PSD está transformando o seu potencial em realidade. O partido tem grande participação em cidades importantes como Ribeirão Preto e Mogi das Cruzes que são as duas maiores cidades governadas pela legenda no estado. Para o segundo turno, tudo indica que o nosso partido seguirá na disputa nos municípios de Campinas e Limeira”.

No Estado de Minas Gerais, o PSD tem um número expressivo de candidaturas. Os dados do TSE confirmam mais de 2.300 mil. O deputado Marcos Montes (PSD-MG) concorda que o volume de adesões à sigla para um partido político na sua primeira eleição é realmente impactante. “Está se criando uma perspectiva positiva em torno da legenda. É o novo que o Brasil está esperando, é o novo que o eleitorado deposita suas esperanças”, declara Montes. .

No Nordeste, o PSD entra na disputa com 7.588 mil concorrentes, é o quarto partido com maior número de candidatos na região. O deputado Fábio Faria (PSD-RN) revela que a expectativa é de que o partido eleja no Rio Grande do Norte 44 dos 66 candidatos da legenda que concorrem às prefeituras. “O PSD caminha a passos largos para se tornar o maior partido do Estado. Existe uma ótima aceitação entre os eleitores de todas as idades e classes sociais”.

O mesmo acontece no Centro- Oeste. O partido também está entre os quatro com maior número de candidaturas, mas com um diferencial no Estado do Mato Grosso, onde está em primeiro lugar na disputa com 1.227 mil candidatos. “As eleições de 2014 certamente passarão pela mão do PSD. Temos uma grande capilaridade nacional e isso é que está fazendo a diferença”, destaca o deputado Homero Pereira (PSD-MT).

Na região Sul, especificamente no Estado de Santa Catarina, o PSD aparece como o terceiro em número de candidaturas, são quase 4.300 mil. O deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC) está otimista quanto aos resultados. “A nossa legenda está consolidada, coesa. Ela ganhou fôlego com a presença do nosso governador. Estou prevendo um bom desempenho nessas eleições”, declara.

A sigla também está fortalecida em Goiás. Mais de 1.180 mil pessoas concorrem pelo PSD no estado. “Confio na diferença que nossos candidatos farão porque abraçam a bandeira do PSD em torno do desenvolvimento”, reforça o deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO).

O PSD também demonstra influência na região Norte do país onde concorrem mais de 2.200 mil pessoas pela sigla. O deputado Francisco Araújo (PSD-RR) nota que há uma aceitação cada vez maior do partido por parte do eleitorado. “Em Roraima, especificamente, o trabalho que desempenhamos quanto à massificação da legenda nos faz acreditar que os números finais dessas eleições levarão o PSD para uma consolidação junto ao eleitorado”.

O TSE mostra em um dos seus quadros comparativos a faixa etária dos candidatos em todo o país. A maioria deles, tanto prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, tem entre 45 e 59 anos de idade. Sobre o eleitorado brasileiro jovem, entre os que têm 16 e 17 anos, eles somam quase três milhões de cidadãos que poderão votar, por opção, nas eleições municipais de 2012.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *