PSD é o segundo colocado na lista da Elite Parlamentar do Congresso Nacional

Congresso Nacional, Brasilia. Foto: Ilustração.

O Partido Social Democrático (PSD) está entre as principais lideranças do Congresso Nacional neste ano de 2021, de acordo com levantamento elaborado pela consultoria Arko Advice. Nesta edição da lista Elite Parlamentar, o partido teve um crescimento significativo, com 13 representantes selecionados, entre deputados e senadores, e ocupa, pela primeira vez, a segunda posição no ranking geral.

A lista é feita desde 1998 e define quem são os parlamentares mais influentes da Câmara dos Deputados e do Senado Federal e que atuam decisivamente sobre o andamento dos trabalhos e da agenda legislativa. É formada por 124 parlamentares, sendo 89 deputados federais e 35 senadores. Desses, 79 parlamentares são classificados como lideranças formais e 45 como informais.

Fonte: Arko Advice

Lideranças
Segundo a Arko Advice, a metodologia diferencia as lideranças formais das informais. As lideranças formais são aquelas previstas na estrutura do Parlamento, que influencia a decisão sobre a agenda legislativa – sejam lideranças partidárias com peso político, ou parlamentares que presidam e relatem projetos nas comissões em que tramitam as principais matérias no Congresso.

Da bancada PSD na Câmara dos Deputados, como líderes formais, destacam-se o líder do partido, Antonio Brito (BA), e o líder da Maioria, deputado Diego Andrade (MG). Além deles, constam o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Otto Alencar Filho (BA), e o relator da Lei Orçamentária Anual, deputado Hugo Leal (RJ), qualificados também de articuladores.

Qualificações
Já pela definição de lideranças informais, a consultoria define que são os líderes não-constituídos formalmente, mas que possuem qualificações pessoais ou decorrentes da representação de interesses de outros líderes, grupos políticos ou demais expressões de poder da sociedade.

Nesta categoria, foram selecionados os pessedetistas Cezinha da Madureira (SP), líder setorial como presidente da Frente Parlamentar Evangélica; Domingos Neto (CE) e Marco Bertaiolli (SP), como articuladores; e Fábio Trad (MS), como especialista jurídico e debatedor.

Jaqueline Santos

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *