Proposta de José Nunes garante tarifa social de água

Deputado José Nunes (BA) - Foto: Cláudio Araújo

Deputado José Nunes (BA) – Foto: Cláudio Araújo

Em tramitação, o Projeto de Lei 1.419/15, do deputado José Nunes (BA), propõe a obrigatoriedade da tarifa social no serviço de abastecimento de água potável. Segundo o parlamentar, o grande empecilho das comunidades carentes é o preço cobrado pelas operadoras do serviço. “As tarifas ainda são uma grande barreira. Essa proposta prevê medidas que obriguem as companhias a adotar procedimentos mais transparentes na instituição dos custos e valores que o consumidor deve pagar pelo fornecimento da água.”

Entre as ações propostas por Nunes está a apresentação de relatório, por parte das prestadoras e reguladoras do serviço, que deverá demonstrar objetivamente a viabilidade econômica e financeira da operação. O plano de saneamento básico do titular do serviço de abastecimento também deverá ser revisto pela prestadora de quatro em quatro anos.

“Além disso, as companhias serão obrigadas a instituir tarifas para a parcela mais pobre da população, que é a mais impactada com os constantes aumentos de valores e cortes de subsídios”, explicou o parlamentar.

O projeto está em análise na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP).

Carola Ribeiro

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *