Projeto de Reinhold Stephanes faz homenagem a líder do escotismo

Deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR). Foto: Cláudio Araújo

Projeto do deputado Reinhold Stephanes (PSD-PR) dá o nome de Robert Baden-Powell à Floresta Nacional de Asssungui, no Paraná. É uma homenagem ao criador dos movimentos de escoteiros (PL 1515/24).

Ao lado da Floresta de Assungui funciona o Campo Escola Escoteiro de Bateias – Luis Silva e Albuquerque. O deputado Reinhold defende que dar à floresta o nome deste ícone do escoteirismo é uma forma de celebrar os escoteiros e estimular a missão de zelar pela preservação e pelo bom uso daquela região.

“O objetivo é promover maior participação social na conservação da biodiversidade através da atuação do escotismo, enaltecendo a importância da conservação do patrimônio natural, histórico e cultural brasileiro”, defendeu Reinhold.

Floresta Nacional
Composta pelo bioma Mata Atlântica, a Floresta de Assungui fica no município de Campo Largo, no Paraná, e é gerida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Foi criada em 25 de outubro de 1968, tendo por objetivo específico o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas.

Sir Robert Baden-Powell
Soldado britânico nascido em Londres, sexto filho de um eclesiástico de Oxford, foi fundador do Escotismo (1908). Escreveu muitos livros e artigos para escoteiros e também sobre campanhas de guerra.

O deputado Reinhold conta que, no Brasil, o movimento dos escoteiros chegou em 1910. No Paraná, a primeira associação se reuniu em 1915 em frente ao Clube Internacional, atual Arena da Baixada, em Curitiba.

Tramitação

A proposta será analisada pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; de Cultura; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se aprovada, pode seguir direto para o Senado, sem votação em Plenário.

Com informações da Agência Câmara e do site Brasil Escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *