Projeto de Geraldo Thadeu exige advertência sobre o consumo excessivo de sal

Projeto de Lei (3893/12), de autoria do deputado Geraldo Thadeu (PSD-MG), exige que os consumidores sejam advertidos sobre os riscos do consumo excessivo de sal nas embalagens e recipientes. A proposta está pronta para ser votada na Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara.

O parlamentou explicou o objetivo do seu projeto: “Pretendo que os estabelecimentos que comercializam alimentos preparados para o consumo, tais como refeições, lanches e assemelhados, sejam obrigados a estampar em recipientes que contenham o sal para uso dos consumidores, uma mensagem alertando para o risco do consumo excessivo do produto”.

Após ser analisada pela Comissão de Defesa do Consumidor, a matéria ainda passará pelas comissões de Seguridade Social e Família e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) revelou que, no Brasil, são ingeridas 4,5 gramas de sódio por dia. “Parece pouco”, explicou Geraldo Thadeu, “mas a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas dois gramas por dia, o que equivale a cerca de cinco ou seis gramas de sal, cerca de uma colher de chá”.

Ainda segundo o deputado do PSD, “nos países ricos, a ingestão normalmente está relacionada com alimentos industrializados, onde o sal é usado para a conservação os alimentos. Aqui, o sal é consumido principalmente na comida caseira, como forma de tempero”.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *