Projeto de Francisco Jr. cria “Fevereiro Cinza” para debater a ansiedade generalizada

Deputado Francisco Jr. (GO). Foto: Cláudio Araújo

O Projeto de Lei 3414/21, do deputado Francisco Jr. (PSD-GO), institui a campanha de saúde pública “Fevereiro Cinza”, para conscientização sobre os cuidados relacionados ao Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Pela proposta, as atividades promovidas pelo poder público deverão incluir, sem prejuízo de outras, a divulgação de informações referentes ao TAG, como causas, sintomas e tratamento; o incentivo à busca pelo diagnóstico e pelo tratamento dos pacientes; e o combate ao preconceito relacionado a essa enfermidade.

Preocupação excessiva
Francisco Jr. afirma que o TAG é um dos transtornos psiquiátricos mais subdiagnosticados. “A preocupação excessiva e persistente relacionada a situações ou questões diversas caracterizam a doença”, explicou. Entre os sintomas físicos relacionados ao transtorno estão taquicardia, tremor e boca seca.

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) indicam que a ansiedade afeta cerca de 18,6 milhões de pessoas no Brasil, ou 9,3% do total.

“Na pandemia de Covid-19, foi percebido aumento nos casos de depressão e ansiedade, e muitos podem ter o quadro de TAG agravado nesse contexto”, comentou o deputado.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Agência Câmara de Notícias

Assuntos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *