Projeto de Ademir Camilo inclui o Vale do Mucuri na administração da Codevasf

O Projeto de Lei 2351/11, que inclui o Vale do Mucuri sob a administração da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), foi aprovado pela Comissão de Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional da Câmara.

Ademir Camilo (PSD-MG), juntamente com outros parlamentares mineiros, é autor da proposta. A proposta original contemplava apenas o Vale do Mucuri, mas o relator da proposição, Giovanni Queiroz (PDT-PA), alterou o texto, incluindo no mesmo rol, a bacia do rio Paraguaçu e o Estado da Paraíba.

Ademir Camilo justificou a sua assinatura no documento: “O vale do rio Mucuri é composto por 27 municípios. É uma região de Minas Gerais que tem longos períodos de estiagem, que acabam inviabilizando a sustentabilidade das atividades agropecuárias. Dessa forma, nada mais justo do que incluir esta região sob a administração da Codevasf”.

Pela proposta aprovada inicialmente, as áreas a serem protegidas pela Companhia ficam aptas a receber empreendimentos que têm como finalidade “o aproveitamento, para fins agrícolas, agropecuários e agroindustriais, dos recursos de água e solo”. Tais intervenções poderão ser realizadas diretamente pelas prefeituras ou por intermédio de outras entidades, públicas e privadas.

O deputado do PSD acredita que “a presença da Codevasf nessa região, possibilitará a utilização mais racional dos recursos hídricos e do solo da área, conduzindo também a um melhor aproveitamento do potencial agrícola local, uma vez que a agropecuária é a principal atividade econômica regional”, concluiu.

Da Redação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *