No Brasil, segundo dados da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas do Ministério da Justiça, mais de um milhão de pessoas são usuários de drogas derivadas da cocaína, sendo a dependência química considerada um problema de saúde pública. Para o deputado Delegado Éder Mauro (PA), o tratamento de dependentes químicos resguarda o direito fundamental à vida.
Com o objetivo de dar celeridade e qualidade aos procedimentos legais para a internação de viciados em drogas, o parlamentar propôs o Projeto de Lei 2704/15, que institui o Programa Nacional de Recuperação de Dependentes Químicos.
A proposta prevê a criação, ampliação e articulação de centros exclusivos para atendimento às pessoas com necessidades de internação voluntária, involuntária ou compulsória para tratamento dos efeitos decorrentes do vício em drogas. Conforme o texto, os Centros de Recuperação de Dependentes Químicos (CREDEs) deverão ser implantados em todos os estados, preferencialmente nas capitais.
“Dentre as medidas existentes para o tratamento de dependentes químicos, a internação hospitalar deve ser considerada como uma importante alternativa para a abordagem de indivíduos usuários com alto comprometimento da saúde física e mental. É preciso mais atenção governamental aos programas de recuperação e mais esforços precisam ser direcionados para esta área”, destacou o parlamentar.
O projeto aguarda parecer da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF).
Demétrius Crispim